A SOCIOTERRITORIALIDADE DA AMAZÔNIA E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Lorena Maria Mourão de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Salomão Antonio Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rve.v12i1.1006

Resumo

O artigo analisa a relação entre diversidade socioterritorial, políticas públicas e Educação do Campo, no contexto da diversidade socioterritorial da Amazônia Paraense. Ele foi elaborado por meio de um estudo bibliográfico e documental que concebe o território numa perspectiva relacional e complexa, como espaço formado por múltiplas dimensões: econômica, política, cultural e ecológica. Apresenta uma cartografia da diversidade socioterritorial do campo, na Amazônia Paraense, explicitando as territorialidades dos rios, das colônias rurais, dos assentamentos, das reservas extrativistas, dos quilombos e das áreas indígenas, e suas implicações para políticas públicas de Educação do Campo na Amazônia Paraense. Palavras-chave: Território. Amazônia. Diversidade. Políticas educacionais.Educação do Campo.

Biografia do Autor

Lorena Maria Mourão de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação (Universidade Federal do Pará). Professora da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Professora da Faculdade do Pará (FAP).

Salomão Antonio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Professor da Universidade Federal do Pará - UFPA (Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia; Programa de Pós-Graduação em Educação; Faculdade de Pedagogia).

Downloads

Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos Científicos Originais