A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS “DISTINCTOS E MORIGERADOS” NA PROVÍNCIA DO GRÃO PARÁ: 1870-1889

Autores

  • Andreson Carlos Elias Barbosa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rve.v12i2.1012

Resumo

O artigo objetiva apresentar sucintamente os resultados de um estudo mais amplo sobre o atendimento à criança desvalida no Grão Pará, destacando o Instituto Paraense de Educandos Artífices. Tem como questão base: qual o objetivo principal do governo da Província com a fundação desse Instituto? As fontes primárias utilizadas foram: os relatórios presidenciais e dos diretores do Instituto, a legislação educacional local, minutas de ofícios, e jornais que circulavam na província à época. Os resultados revelam que o atendimento oferecido se caracterizou como mais um instrumento de consolidação dos ideais iluministas produzidos na Europa, materializados no projeto civilizador de transformar índios e mestiços em cidadãos “distinctos e morigerados”. Palavras-chave: Província do Grão Pará. Criança desvalida. Instituto Paraense de Educandos Artífices.

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Publicado

2012-12-09

Edição

Seção

Artigos Científicos Originais