TERRITÓRIOS, RIZOMAS E O CURRICULO NA ESCOLA

Autores

  • Francisco Perpetuo Santos Diniz Universidade Estadual do Pará
  • Ana Cristina Lima da Costa Universidade Estadual do Pará
  • Raimundo Erundino Santos Diniz Secretaria Estadual de Educação do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rve.v12i2.1015

Resumo

O presente artigo discute a possibilidade de pensar o currículo da escola formal na perspectiva da formação de um território-rizoma, ou seja, de uma proposta de estudo flexível, não hierárquica, interdisciplinar e baseada em uma prática educativa voltada para o enfrentamento do modelo de educação disciplinar dominante. Primeiramente, são apresentados os conceitos de território e rizoma, segundo Deleuze e Guttari, para dar fundamento à noção de território-currículo no contexto de ciência da Educação. Em seguida, discute-se o currículo como a possibilidade de uma integração de saberes, conhecimentos, práticas educativas a serem desenvolvidas na escola formal e direcionadas à cidadania, à consciência política e à transformação social. Enfim, a análise feita entende o currículo num contexto holístico, crítico, flexível, rizomático, interdisciplinar e aberto a possibilidades de um novo fazer educacional. Palavras-chave: Território. Rizoma. Currículo.

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Publicado

2012-12-09

Edição

Seção

Artigos Científicos Originais