BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Cristiane Elvira de Assis Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18542/rve.v12i2.1016

Resumo

Neste texto, busca-se apresentar o que as professoras da Educação Infantil narram a respeito das brincadeiras e dos jeitos de as crianças brincarem no cotidiano escolar. As brincadeiras das crianças, no recreio coletivo, estão despertando nas professoras a imaginação, atualizando suas memórias. Outros jeitos de brincar emergem nas brincadeiras infantis, ampliando os saberes fazeres das professoras. Por meio da brincadeira, a criança se conhece e conhece o mundo ao seu redor. As professoras consideram o faz-de-conta importante para se descobrir o que a criança sente e pensa, como ela vê a realidade em que está inserida e como vê o trabalho delas. Destaca-se, também, a importância do tempo do brincar para as crianças, numa escola de educação em tempo integral. Palavras-chave: Brincadeira. Criança. Cotidiano.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos Científicos Originais