Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento tem periodicidade semestral com publicações de todas as áreas do conhecimento que façam articulação com a temática da agricultura familiar e da agroecologia, destacando-se os que dizem respeito aos ambientes amazônicos, entretanto, não se excluindo abordagens sobre outras regiões desde que possibilitem inspirar reflexões ou ações na Amazônia.

A área de concentração da revista é Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, buscando avançar no conhecimento teórico e empírico da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Sustentável tendo como referência os movimentos sociais em ecossistemas amazônicos, mas atuando também na Agricultura Familiar em outros contextos geográficos e históricos. O periódico adota duas linhas:

 

- Sustentabilidade da Agricultura Familiar na Amazônia:

            Estuda os diversos fatores que influenciam a produção agrícola e/ou extrativista dos agricultores familiares e sua sustentabilidade, com ênfase em sistemas de base ecológica em diferentes agroecossistemas na Amazônia;

- Dinâmicas econômicas e socioambientais da agricultura familiar na Amazônia:

             Analisa as relações que se estabelecem entre sociedade e natureza, enfocando a ação pública, reprodução social e ação coletiva referentes à Agricultura Familiar no contexto do desenvolvimento sustentável, como campo de disputa. 

O periódico dará prioridade a artigos que tenham sido produzidos a partir de projetos de pesquisa, reflexões teóricas, registros de práticas de pesquisa, experiências ou práticas exitosas de agricultores, pesquisadores, docentes e discentes dos domínios de interesse rural e que se atenham às permanências e transformações do campo brasileiro e latino americano.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento tem como critérios para o processo de avaliação das submissões:

 

   a.  Observação se o artigo segue os critérios da revista para a submissão, caso não atenda, poderá ser demandado que seja reenviado para que atendenda à regras do periódico.

  b. Os artigos científicos apresentados para publicação serão avaliados por dois pareceristas, sem identificação dos autores. Deverão ter a estrutura de artigos com resumos, palavras chave, abstract, keywords, introdução contendo objetivos, justificativa e metodologia, desenvolvimento contendo os dados, sua análise e considerações finais e referências. Os artigos poderão conter imagens sob a forma de gráficos, tabelas, quadros, fotografias, mapas e croquis, em preto e branco ou colorido, conforme a orientação de cada edital específico. As submissões deverão ser encaminhadas ao(s) editor(es) gerais que os encaminharão para os pareceristas e controlará (ão) a evolução desses artigos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

  • Universidade Federal do Pará

Histórico do periódico

            A Revista ‘Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento’ foi lançada em 1996, pelo Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar (NEAF), hoje Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da Universidade Federal do Pará, tendo como objetivo estimular o debate sobre o futuro da Agricultura Familiar no Brasil e nos países da América Latina, como também estimular a pesquisa para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, social, econômica e ecologicamente.

No ano de 2000 teve importante contribuição na sua coedição com o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA), França, momento em que  foi lançado um número especial sobre ‘A Construção Local de Territórios da Agricultura Familiar’ e em 2003 sobre ‘Organizações sociais e saberes locais frente à ação de desenvolvimento’, este com apoio do Programa Interdisciplinar de Pesquisa “Meio Ambiente, Vida e Sociedade” do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS) e ainda pesquisas executadas pelo Programa Prométer (Implementação de Projetos de Controle Local da Evolução do Território nas Fronteiras Agrárias da América do Sul).

No ano de 2004, desenvolveu-se o dossiê ‘Interdisciplinaridade para a compreensão da complexidade da Agricultura Familiar’, considerando o projeto pedagógico para formação de profissionais na atuação junto a agricultura familiar tanto na elaboração de políticas via atividades educativas quanto através de pesquisa, pesquisa-desenvolvimento e desenvolvimento, observando-se as peculiaridades dos sistemas agrários onde se insere a agricultura familiar. Em 2008 o NEAF converteu-se em NCADR e a Revista Agricultura Familiar vinculou-se ao Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas - PPGAA.

No ano de 2014, através do dossiê Processos de Inovação Camponesa, o conselho editorial foi refeito e ampliado, aumentando sua representatividade, com apoio dos Grupos de Pesquisa associados ao PPGAA sendo revitalizada pela retomada de sua área de enquadramento original junto à CAPES, a interdisciplinar. Hoje conta com o engajamento de uma rede de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, e ainda, através do apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (PROPESP), inaugura sua versão On-Line através do Portal de Periódicos da UFPA, o que garante a maior difusão do conhecimento em prol da agricultura familiar.