Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá-Pará

Autores

  • Marizete Fonseca da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18542/raf.v4i4.4479

Resumo

Nas diretrizes curriculares do Programa de formação baseado na Pedagogia da Alternância denominado Escola Família Agrícola de Marabá, está expressa a suposição de que este pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, por estar metodologicamente numa proposição que superaria aquela praticada pelas escolas vinculadas ao sistema de educaçção pública, ou seja, o percurso pedagógico ocorreria a partir das experiências desenvolvidas no processo sócio-produtivo dos jovens, e, em consequência disso, dar-se-á a requalificação do papel da família no processo formativo. Neste trabalho, analisei as dimensões da formação que vem sendo efetivadas pelo programa, tomando como central a análise do papel atribuído à educação e ao conteúdo da categoria trabalho. Neste sentido, conclui que, embora o programa seja um investimento importante na fomação da juventude do campo, em seu atual nível de desenvolvimento ainda são pouco evidentes as rupturas com a prática negada do sistema educacional e os efeitos sobre a agricultura familiar só poderão se fazer sentir mediante a institucionalização de processos paralelos que viabilizem a presença das famílias e das novas gerações na terra.

Downloads