O plano de uso e o modo de vida na Reserva Extrativista Mapuá, município de Breves – Pará

Autores

  • José Bruno Santos Pinheiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Paulo Fernando da Silva Martins Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Carolina Cavalcante Jucá Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Cleber Assis dos Santos Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.18542/raf.v12i2.5511

Resumo

Este trabalho analisa como o plano de uso da Reserva Extrativista Mapuá, município de Breves-PA, se enquadra no modo de vida dos moradores. O trabalho foi realizado em duas etapas: viagens de campo; sistematização e refinamento dos dados levantados. A primeira etapa foi realizada em três momentos por uma equipe de seis discentes do curso Latu Sensu em Agriculturas Familiares Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental da Universidade Federal do Pará. As análises foram feitas a partir de entrevistas realizadas com moradores das comunidades São Sebastião, Bom Jesus e Vila Amélia. Constatou-se que o plano de uso ajuda no modo de viver da grande maioria das famílias entrevistadas.

Biografia do Autor

José Bruno Santos Pinheiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural da Amazônia, foi monitor da Disciplina de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (2010-2012) na instituição citada e Especialista em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Ambiental na Amazônia pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará. Possui experiência em elaboração de mapas temáticos, cartas-imagem, levantamento por GPS, mapas para Cadastro Ambiental Rural e levantamentos com drones. 

Paulo Fernando da Silva Martins, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1974), especialização em Planejamento Educacional (1977) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1978) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz USP (1986). Foi professor adjunto IV da Universidade Federal Rural da Amazônia até agosto de 2006. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, Extensão e Desenvolvimento rural, atuando principalmente em temas relacionados com a agricultura familiar através de um esforço interdisciplinar buscando a interação entre ciência agronômica, ciências ambientais e ciências sociais. Foi bolsistas em Estágio Sênior no Exterior pela CAPES em 2013 na realização de pós-doutorado no Centre de Coopération International en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD), Maison de Teledection, Montpellier, França.

Ana Carolina Cavalcante Jucá, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2014). Especialista em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará - UFPA (2015). Atuou nas áreas de Educação Ambiental pela Secretaria de Meio Ambiente - SEMA e Bioclimatologia animal na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Amazônia Oriental). Atualmente é aluna de Mestrado do Programa de Pós Graduação- UFRA, na linha de pesquisa Manejo e Conservação de Recursos Ambientais.

Cleber Assis dos Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestrando em Meteorologia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará e Graduado em Ciências Naturais com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural ­ NCADR da UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos e Modelagem Hidroambientais da UFPA/IG, de Agrometeorologia e Gestão de Risco Climático da EMBRAPA Amazônia Oriental e de Planejamento e Manejo Integrado dos Recursos Hídricos para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura da UFV.

Referências

ALVES, Odair José Aragão; DA SILVA, Christian Nunes; DE CASTRO, Carlos Jorge Nogueira. Uso dos Recursos Naturais por Populações Tradicionais na RESEX Mapuá (Breves–Pará). Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, v. 1, n. 01, 2014. Disponível em <http://www.ihgp.net.br/revista/index.php/revista>. Acesso em 10 de março de 2016.

BARBOSA, Maria José de Souza et al. Relatório analítico do território do Marajó. Belém: MDA/PITCPES-UFPA/GPTDA, 2012. Disponível em <http://sit.mda.gov.br/download/ra/ra129.pdf>. Acesso: 11 de março de 2016.

BRASIL. Lei n° 9.985, de 18 de julho de 2000. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9985.htm>. Acesso em: 15 de março de 2016.

DO PARÁ, GOVERNO DO ESTADO; FEDERAL, GOVERNO. Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó. 2007. Disponível em < http://www.casacivil.gov.br/.arquivos/marajo.pdf/@@download/file/marajo.pdf>. Acesso em 08 de março de 2016.

HERRERA, José Antônio. Dinâmica e desenvolvimento da agricultura familiar: o caso de Vila Amélia - Breves/Pará. 2003. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2003. Curso de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável. Disponível em <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1646>. Acesso: 13 de março de 2016.

IBGE. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Perfil dos Estados Brasileiros, 2012. Pesquisa de Informações Básicas Estaduais. Rio de Janeiro, 2013. Disponivel em <ftp://ftp.ibge.gov.br/Perfil_Municipios/2012/munic2012.pdf>. Acesso em: 16 de junho de 2016.

MAGALHÃES, Ana Priscila Farias. Metodologia aplicada ao turismo de base comunitária em reservas extrativistas: valorização da atratividade turística do Resex-o exemplo de Mapuá, Arquipélago do Marajó, Breves/PA. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo do Meio Ambiente, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. Disponível em <http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6493>. Acesso: 09 de março de 2016.

PINTO, J.S. Diagnóstico socioeconômico e ambiental da Reserva Extrativista Mapuá. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. Breves (PA). 172p. 2008

QUARESMA, Helena Doris de Almeida Barbosa. O desencanto da princesa: pescadores tradicionais e turismo na área de proteção ambiental de Algodoal/Maiandeua. 2000. Tese de Doutorado. Núcleos de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará.

RAMOS, Adriana; CAPOBIANCO, João Paulo. Unidades de conservação no Brasil: aspectos gerais, experiências inovadoras e a nova legislação. 1996. Disponível em <http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/handle/11465/1303>. Acesso em 16 de março de 2016

SOUZA, Armando Lírio; LOPES, Luis Otávio do Canto; FERRÃO, Euzalina da Silva; HERRERA, José Antônio. Comunidades Agroextrativistas do Rio Mapuá – Breves-PA; Diagnóstico Sócio Econômico. UFPA / CSE / Incubadora Tecnológica de Produção Familiar. Belém, 2002.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos