ANÁLISE DE ATRUBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DE SOLO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS NO SUDESTE PARAENSE

Autores

  • Fabrício Marinho Lisbôa Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Priscila Batista Miranda Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/ragros.v6i1.1558

Resumo

Com intuito de avaliar propriedades físicas e químicas do solo, submetido a diferentes manejos, em propriedade agrícola familiar do sudeste paraense, coletou-se amostras de solo em áreas de mata primária (MP), pastagem com leguminosas (PL) e pastagem solteira (PS) em duas profundidades (0 a 5 e 5 a 10 cm). Foram realizadas análises físicas: granulometria, Dp, Ds e Ptotal, assim como análises químicas: pH, Al3+, Ca2+, Mg2+ e Na+ trocáveis, K+ e P, H+Al e COT. Para verificar a significância das diferenças entre as médias dos tratamentos foi aplicado o teste Tukey a 5% de probabilidade, fazendo uso de delineamento inteiramente casualizado, com três tratamento (MP, PL e PS) e três repetições, as profundidades foram estudadas separadamente. PS apresentou maiores valores para DS e menores valores para Ptotal na profundidade 0 a 5 cm. Porém, na profundidade 5 a 10 cm, PL e PS não apresentaram diferença para esses atributos. PL apresentou o maior valor para pH do solo e também menores valores para Al+3 e H+Al. Não houve diferença significativa entre os tratamentos, e profundidade, para P, K+, Ca+2 e Mg+2, já o Na+ diferiu apenas na primeira profundidade, com MP apresentando o maior valor. MP apresentou maiores teores de COT. PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar. Leguminosas. Pastagem. Solo.

Biografia do Autor

Fabrício Marinho Lisbôa, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Eng. Agrônomo, Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorando do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos do Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Priscila Batista Miranda, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Engª Agrônoma pela Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-10-21

Edição

Seção

Artigos Científicos