EFEITO DA CITOCININA 6-BENZILAMINOPURINA (BAP) SOBRE O ESTABELECIMENTO IN VITRO DE SEGMENTOS NODAIS DE Rosa sp.

Autores

  • Jéssica Paloma Silva Bacharelado em Biotecnologia, Instituto de Biodiversidade e Florestas - IBEF, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Milla Karolina Correa Costa Bacharelado em Biotecnologia, Instituto de Biodiversidade e Florestas - IBEF, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.
  • Maria Rayra Silva de Araújo Bacharelado em Biotecnologia, Instituto de Biodiversidade e Florestas - IBEF, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.
  • Kaylanny Silva Araújo Bacharelado em Biotecnologia, Instituto de Biodiversidade e Florestas - IBEF, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.
  • Ana Caroline Miléo da Silva Bacharelado em Biotecnologia, Instituto de Biodiversidade e Florestas - IBEF, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.
  • Tanara Pletsch Dalla Costa Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias, Instituto de Biodiversidade e Florestas - IBEF, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.
  • Patrícia Chaves de Oliveira Instituto de Biodiversidade e Florestas - IBEF, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.
  • Eliandra de Freitas Sia Instituto de Biodiversidade e Florestas - IBEF, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.

DOI:

https://doi.org/10.18542/ragros.v9i2.5097

Resumo

RESUMO: As rosas são consideradas uma das plantas ornamentais mais importantes do mercado floricultor. Tendo isto em vista, empregar novas tecnologias produtivas para esta cultura é de grande importância científica e econômica. Por isto, o objetivo neste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações da citocinina 6-benzilaminopurina (BAP) sobre a indução de brotos em Rosa sp. in vitro. Segmentos nodais contendo gemas axilares de uma matriz comercial de Rosa sp. foram suplementados com diversas concentrações de BAP (0,0; 0,25; 0,5; 1,0; 1,5 mg/L). As maiores taxas de explantes responsivos (que apresentaram brotações) foram obtidas nas maiores concentrações do hormônio BAP, embora não haja diferença estatística significativa a nível de 5% entre os tratamentos. Portanto a variação da concentração de BAP influenciou no número de explantes estabelecidos in vitro, proporcionando maior sobrevivência e brotações nos segmentos nodais de Rosa sp.PALAVRAS-CHAVE: Cultura de tecidos, Micropropagação, Rosa.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-10

Edição

Seção

Notas Científicas/Técnicas