DECOMPOSIÇÃO DE ESPÉCIES UTILIZADAS COMO ADUBAÇÃO VERDE EM SISTEMA AGROFLORESTAL EXPERIMENTAL, SANTARÉM, PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18542/ragros.v10i2.5202Resumo
Os sistemas agroflorestais são consórcios que possuem em seus arranjos culturas alimentares e madeireiras, tendo sua sustentabilidade estabelecida em função das interações do fluxo de decomposição das espécies existentes. Nesse sentido, a adubação verde é a nova prática utilizada para promover a ciclagem de nutrientes nos sistemas de produção, sendo as leguminosas as espécies mais indicadas para compor esse tipo de adubação. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo avaliar a taxa de decomposição foliar das espécies feijão de porco (Canavalia ensiformis (L.) DC.), gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp.), guandú (Cajanus cajan L.) e leucena (Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit.), utilizadas como adubação verde em sistema agroflorestal (SAF) adotando-se do método de litter bags. O estudo foi realizado no SAF experimental, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no período de abril a setembro de 2017. Analisou-se a decomposição da fração foliar durante 5 períodos de tempo, com coletas aos 30, 60, 90, 120 e 150 dias. Os dados gerados foram ajustados por meio de equação não-linear para obtenção da constante de decomposição (k) e cálculo do tempo de meia vida, sendo analisados estatísticamente pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A gliricídia apresentou maior taxa de decomposição em relação às demais espécies avaliadas, contudo o guandú embora tenha obtido taxa mais lenta, pode auxiliar na manutenção da cobertura e umidade do solo. A decomposição de todas as espécies se mostrou mais acentuada durante os 90 primeiros dias de experimento.PALAVRAS-CHAVE: Biomassa, Decomposição foliar, Leguminosa.Downloads
Arquivos adicionais
- Figura 1. Dados de precipitação pluviométrica mensais (janeiro de 2017 a setembro de 2017), extraídos do pluviômetro instalado na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará.
- Figura 2. Curvas de decomposição da fração foliar da serapilheira ajustadas ao modelo exponencial simples para obtenção das constantes de decomposição (k).
- Carta de Submissão pelos autores
Publicado
2018-11-19
Edição
Seção
Artigos Científicos