CRESCIMENTO E SOBREVIVÊNCIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM SISTEMA AGROFLORESTAL EXPERIMENTAL EM SANTARÉM, PARÁ

Autores

  • Cleise Rebelo Pimentel Acadêmica de Engenharia Florestal, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará
  • Cezarina do Socorro De Souza Carvalho Acadêmica de Engenharia Florestal, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará.
  • Daniela Pauletto Engenheira Florestal, Mestre em Ciências Florestais Tropicais, Professora da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará.
  • Lucas Sérgio de Sousa Lopes Engenheiro Florestal – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará
  • Rafael Rode Engenheiro Florestal, Doutor em Ciência Florestal, Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/ragros.v10i2.5203

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento inicial e sobrevivência de três espécies florestais de importância econômica e ecológica implantadas em sistema agroflorestal sob diferentes condições de preparo de área e manejo. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, no período de nove meses, com as espécies: Ipê Amarelo (Handroanthus serratifolius (Vahl) S.O. Grose), Paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby) e Mogno Brasileiro (Swietenia macrophylla King). Foram mensuradas as variáveis altura total (Ht) e diâmetro a altura do colo (DAC) utilizando trenas e paquímetro digital.  Calculou-se as Taxas de Crescimento Relativo (TCR) das espécies para os parâmetros Ht e DAC. As análises foram realizadas através do software Bioestat. As espécies apresentaram respostas satisfatórias, para crescimento inicial, em relação as variáveis observadas podendo ser indicadas para plantio sistemas agroflorestais. PALAVRAS-CHAVE: Amazônia, Agrofloresta, Espécies florestais.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

Notas Científicas/Técnicas