Sobre a Revista
Foco e Escopo
AMAZÔNICA é um periódico científico internacional, voltado a promover o debate, a construção do conhecimento e a veiculação de resultados de pesquisas científicas relativas às populações nativas da região Amazônica, nos quatro campos da antropologia. AMAZÔNICA pretende ser um fórum de debates para integrar cientistas que atuam nos diversos países amazônicos, de forma a romper as barreiras nacionais que têm mantido suas produções científicas isoladas e dificultado o diálogo. Incentiva-se a publicação de artigos de cunho transdisciplinar e resultados de pesquisas que envolvam equipes interinstitucionais e transnacionais. São também aceitos trabalhos que, ainda que não versem sobre sociedades amazônicas, tenham importância inequívoca para o avanço do conhecimento científico sobre a região. Uma vez que essa é uma revista transdisciplinar e transnacional, os autores deverão ser capazes de expor suas idéias de forma compreensível para cientistas das diversas nacionalidades e das diversas disciplinas que estudam a diversidade e variabilidade da experiência humana. São aceitos artigos em português, inglês, espanhol e francês. A revista publica artigos originais inéditos, relatórios de pesquisa, notícias de pesquisas em andamento, resenhas, traduções, resumos de teses e ensaios fotográficos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos e outras contribuições enviados à Amazônica são avaliados por pares rigorosamente selecionados tendo em vista a área de especialidade da contribuição. Os trabalhos recebidos serão primeiramente examinados pela editoria em conjunto com membros do Conselho Editorial e, eventualmente, encaminhados a dois pareceristas, que podem tanto serem membros do conselho ou externos ao corpo editorial. Tanto a Editoria quanto o Conselho Editorial reservam-se o direito de rejeitar o artigo caso considerem que sua temática, abordagem, linguagem ou apresentação fogem ao escopo da revista.
Os trabalhos submetidos deverão obedecer aos princípios éticos e legais específicos à sua área de pesquisa. Os autores devem colocar em nota de rodapé ou mesmo no corpo do texto informações sobre as autorizações legais obtidas para a realização das pesquisas que resultaram na publicação. Isso deve ser especialmente observado em pesquisas que envolvam seres humanos, material biológico ou genético, trabalhos em áreas de reserva legal, reservas indígenas e patrimônio arqueológico. Os autores se responsabilizarão pela veracidade das informações prestadas.
Os trabalhos submetidos deverão obedecer rigorosamente às normas editoriais. Os editores reservam-se o direito de devolver aos autores aqueles trabalhos que não cumprirem as normas para que sejam readequados e re-submetidos. A editoria e Conselho Editorial também se reservam o direito de classificar os artigos em artigos originais ou relatórios, comunicando aos autores sua decisão antes da publicação. Apenas os artigos originais e relatórios serão enviados a pareceristas especialistas na área em questão. As demais contribuições, como resenhas, resumos de teses, traduções e pesquisas em andamento, serão avaliadas pelos editores e pelo conselho editorial.
Juntamente à submissão do trabalho, os autores deverão fornecer declaração de cessão de direitos autorais e responsabilidade pelas informações prestadas, conforme modelo fornecido pelos editores. O autor assume também a responsabilidade de obter autorização para a publicação de fotos que não sejam de sua autoria devendo conservar em seu poder as autorizações. O documento de cessão de direitos autorais deve ser datado e assinado e enviado via correio, não sendo aceitos fax ou e-mails. Os artigos somente serão publicados quando a declaração for recebida pelos editores.
Periodicidade
Periodicidade: Semestral, publicada em março e setembro.
Data limite para recebimento de originais para publicação em março: Outubro.
Data limite para recebimento de originais para publicação em setembro: Maio.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Conflito de Interesses
Requere-se a todos os autores que declarem qualquer potencial conflito de interesses, advindo de relações financeiras, pessoais ou outras com pessoas e organizações nos últimos três anos, que pode ter influenciado de forma inapropriada o trabalho a ser submetido à Amazônica.
Amazônica requere que se declare qualquer conflito de interesse em potencial. A todos os autores se requere que indiquem quaisquer interesses financeiros ou arranjos com pessoas, instituições ou companhias cujos interesses ou situação se encontra referido no artigo ou outras situações que podem ter influenciado a pesquisa relatada, suas conclusões, implicações ou opiniões. Isso incluiu, por exemplo, fontes diretas e indiretas de financiamento para os autores individualmente ou para os departamentos, organizações ou instituições a que pertencem, relações pessoais ou competição acadêmica. Se o artigo for publicado, devem ser reconhecidas todas as fontes de financiamento e envolvimento financeiro relacionado ao trabalho, além de ser declarado se o projeto foi iniciado pelo investigador ou pela agência que o financiou. Ao final do texto (e na folha de rosto), sob o título ";;Declaração de Conflito de Interesses";;, todos os autores devem declarar qualquer relação financeira ou pessoal com quaisquer pessoas ou organizações que podem ter influenciado de maneira inapropriada seu trabalho. Se não existem conflitos de interesse, os autores devem declarar ";Os autores declaram que não há conflito de interesses";.
Sponsors
A CAPES, com seu apoio institucional, tem sido uma grande parceira ao tornar este projeto viável juntamentente com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará.