DEVOTAS E DIVINAS: REFLEXÕES SOBRE AS PERFORMANCES DE SACRALIZAÇÃO DAS CANTORAS DE MPB NO CONTEXTO RITUAL DO CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM, PARÁ, AMAZÔNIA

Autores

  • Rafael da Silva Noleto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazonica.v7i1.2157

Resumo

A partir de experiência etnográfica no Círio de Nazaré, este artigo pro­blematiza aquilo que denomino como performances de sacralização das cantoras de Música Popular Brasileira (MPB), as quais foram verificadas, predominantemente, nas homenagens musicais feitas pelas artistas du­rante o ritual de traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém. Como parte de uma pesquisa maior, que refletiu acerca do imaginário e da sociabilidade homossexual masculina construídos em torno das cantoras de MPB, este texto traz elementos teóricos e etnográ­ficos que objetivam esclarecer significados subjacentes ao qualificador “divina”, frequentemente utilizado por fãs (sobretudo, homossexuais) para designar suas cantoras favoritas. Palavras-chave: Círio de Nazaré, ritual, música popular brasileira, canto­ras, religiosidade

Biografia do Autor

Rafael da Silva Noleto, Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Pós-Graduaçãoem Antropologia Social/USP

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Publicado

2015-03-22

Edição

Seção

Artigos Originais