A concepção dos Institutos Federais e seus atores sociais: a história narrada por trás da história

Autores

  • Silvia Schiedeck Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Maria Cristina Caminha de Castilhos Franca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazonica.v11i1.6612

Resumo

Este artigo versa sobre a criação de uma nova institucionalidade que transformou a educação profissional no Brasil: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), em 2008. Registramos,por meio de entrevistas em suporte audiovisual, as narrativas memoriais dos atores sociais que definiram essas políticas para a educação profissional e aqui analisamos as narrativas de dois interlocutores os professores Eliezer Pacheco, secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (SETEC/MEC) (2005 a 2012), e Cláudia Schiedeck Soares de Souza, diretora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (CEFET-BG) e reitora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) (2007 a 2015), enquanto relatos de caráter temporal de suas presenças nas instâncias políticas decisórias.

Biografia do Autor

Silvia Schiedeck, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Departamento de Extensão da Pró-reitoria de Extensão do IFRS, área de Produção Cultural

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Publicado

2019-07-10

Edição

Seção

Dossiê