Família, criatividade e prazer no ofício: etnografia da aprendizagem em uma marcenaria na Amazônia

Autores

  • Luiz Francisco Loureiro Universidade do Estado do Amazonas
  • Ana Claudeise Silva do Nascimento Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
  • Marilia de Jesus Souza Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
  • Nelissa Peralta Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazonica.v11i1.6613

Resumo

Este artigo discute aspectos do aprendizado como meio de reprodução do ofício de marceneiro, em uma cidade do interior do estado do Amazonas. Por meio da observação do contexto e do levantamento de evidências orais, buscamos conhecer as dimensões técnicas e simbólicas desta prática social que circulam entre os membros de uma comunidade de praticantes. Os resultados obtidos sugerem que, do ponto de vista técnico, os principais itens ali aprendidos são o diagnóstico de situações e a aplicação de técnicas adequadas para a resolução de problemas comuns a este ofício. Já do ponto de vista simbólico, é o aprendizado de valores necessários e as percepções sobre o ofício em relação à sociedade que possuem maior ênfase. Finalmente, apontamos como as principais características do ofício de marceneiro, no contexto analisado, suas dimensões familiares e criativas, que conferem a esta prática social a  qualificação de prazerosa entre seus praticantes.

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Publicado

2019-07-10

Edição

Seção

Dossiê