Pintor ou designer popular: a etnografia de um ofício através do acervo de Edson Meirelles

Autores

  • Suiá Omim Arruda de Castro Chaves Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazonica.v11i1.6706

Resumo

Edson Meirelles, fotógrafo e pesquisador carioca, confeccionou um acervo fotográfico composto por mais de 20 mil cromos entre 1971 e 2004, cujo principal objetivo é alavancar uma vasta documentação de expressões pictóricas populares, coletadas em diferentes cidades do Brasil. A categoria pintor ou designer popular foi utilizada por Meirelles para descrever uma atividade manual de pintura, que – embora heterogênea nas formas, propósitos e usos nas diferentes regiões do Brasil contemporâneo – delimita um ofício específico, envolvendo técnicas, talentos, conhecimentos e reconhecimentos, distinguindo-o de outras atividades, como a de pintor de paredes ou de quadros, de artista plástico, de designer ou de artista gráfico. O presente artigo propõe-se a realizar uma etnografia dos textos escritos por Meirelles sobre as especificidades e as diversidades dessas atividades que configuram o ofício de pintor ou designer popular.

Biografia do Autor

Suiá Omim Arruda de Castro Chaves, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunta e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins, no curso de Ciências Sociais (Campus de Porto Naciaonal). Doutora em Antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ, Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/MN/UFRJ, Bacharel em Ciências Sociais (IFCS/UFRJ). Áreas de atuação em antropologia da arte, acervo fotográfico, pintura e design popular, memória, patrimônio cultural, ritual, culturas populares, antropologia visual, cinema etnográfico, saberes tradicionais, antropologia das terapias, cosmopolíticas dos povos do cerrado.

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Publicado

2019-07-10

Edição

Seção

Dossiê