Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Complexitas – Revista de Filosofia Temática é uma publicação semestral editada pelo Grupo de Filosofia Temática (GFT) e, destina-se à divulgação de trabalhos em Sistêmica (artigos, resenhas, entrevista e ensaios) inéditos na área de Filosofia e áreas afins.

O perfil acadêmico da Revista se define por temas de interesse filosófico e científico, necessariamente de âmbito interdisciplinar, envolvendo principalmente as seguintes áreas: Filosofia da Mente, Filosofia Informacional, Filosofia da Tecnologia, Filosofia Ecológica e Sistemas Complexos.

O periódico não se restringe a pesquisadores da área de Filosofia, trabalhos de áreas distintas do conhecimento como ciências naturais, humanidades e Informação, serão aceitos desde que se enquadrem ao escopo desta revista.

A Complexitas tem como abordagem teórica relevante a Teoria dos Sistemas Complexos e o Pensamento Complexo e temas transversais conjugados, seja na área da epistemologia, da lógica, da metodologia, da técnica, da semiologia dentre outros.

A revista publica manuscritos originais e inéditos em português, espanhol e inglês, previamente avaliado de forma anônima (peer review) por consultores ad hoc do periódico. Não são cobradas taxas de submissão, processamento, avaliação e publicação dos manuscritos.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Complexitas – Revista de Filosofia Temática adota o critério de avaliação por pares (peer review) e anônima (blind review) para os artigos submetidos à publicação. Os trabalhos são avaliados por membros do conselho editorial e pareceristas ad hoc, convidados de acordo com suas especialidades de pesquisa, afinidade e/ou experiência sobre o tema do texto a ser analisado. Os pareceres poderão ser de três espécies: a) aprovação sem alterações; b) aprovação após alterações; c) rejeição. O parecerista deverá analisar e enviar seu parecer sobre o texto recebido no prazo máximo de trinta (30) dias.

Aos editores caberá a tarefa de recusar o trabalho que não se enquadre nas normas da Revista e de realizar eventuais alterações nos originais, de ordem ortográfica e gramatical, ou adaptações ao projeto visual da revista, visando à uniformidade e qualidade da revista, preservando o estilo e a opinião dos autores.

O trabalho submetido deve ser de autoria intelectual própria. O(s) autor(es) deve(m) estar ciente(s) que possíveis litígios judiciais relacionados com direitos de propriedade intelectual são de sua exclusiva responsabilidade, de forma que exonera a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Revista e os seus editores de toda responsabilidade sobre os materiais apresentados.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Todo conteúdo desta revista tem acesso livre, portanto os artigos são de uso gratuito para fins educacionais e não-comerciais. Deste modo, os leitores desta revista poderão: ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, e usar o conteúdo desta revista para qualquer propósito legítimo sem ônus financeiro.