PERSPECTIVAS DO CROSS-CULTURE PARA BIBLIOTECAS HÍBRIDAS

Autores

  • Rosangela Formentini Caldas UNESP-Marília
  • Rafaela Carolina Silva UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.18542/complexitas.v3i1.6635

Palavras-chave:

Hibridez em Bibliotecas, Conceito de Bibliotecas Híbridas, Método de Pesquisa Cross-Culture, Ciência da Informação, Desenvolvimento Cultural.

Resumo

Nos costumes, histórias, leis, hábitos e comportamentos cotidianos, existe o modo de como as bibliotecas irão interagir com seus usuários. A maneira pelas quais uma biblioteca cria, organiza e dissemina a informação se transformam de acordo com as mudanças culturais vivenciadas. Assim, as Tecnologias de Informação e Comunicação vêm agregar valor às tecnologias analógicas de tratamento da informação para as bibliotecas híbridas, tornando-se necessário o entendimento acerca da cultura institucional para uma melhor atuação de tais instituições em suas comunidades. Nesse cenário, o método Cross-Culture destaca-se como uma metodologia de pesquisa que permite o entendimento das diferentes realidades das bibliotecas híbridas, a partir do reconhecimento da interculturalidade existente nesses ambientes. O objetivo do estudo compreendeu verificar o método Cross-Culture como uma metodologia passível de caracterizar os elementos que fundamentam o conceito de bibliotecas híbridas. A pesquisa caracterizou-se por ser de natureza qualitativa e exploratória. O método escolhido foi a Pesquisa Bibliográfica, utilizando-se das bases BRAPCI e SciELO pois correspondem a área da Ciência da Informação no âmbito internacional. O levantamento dos artigos deu-se por meio das palavras-chave “bibliotecas híbridas”, “hibridez em bibliotecas”, “conceito de bibliotecas híbridas” e “desenvolvimento cultural”. Como resultados, observou-se que o método Cross-Culture permite a visualização da hibridez em bibliotecas como ação indispensável para a promoção do acesso e atendimento às necessidades do público com quem atuam, uma vez que abarcam a convergência de informações, ferramentas, serviços e processos para que suas comunidades se desenvolvam. As bibliotecas híbridas podem ser conceituadas como equipamentos culturais que abrangem não somente políticas institucionais, mas a interligação destas com as políticas públicas que regem a cultura do seu público-alvo. Assim, ao se trabalhar com as políticas públicas inerentes a cada cultura, percebeu-se que o conceito de bibliotecas híbridas traz uma proposta de interculturalidade dentro dos equipamentos culturais. Nessa perspectiva, a biblioteca híbrida possui princípios institucionais flexíveis, que se moldam de acordo com o enfoque de cada localidade.

Biografia do Autor

Rosangela Formentini Caldas, UNESP-Marília

Docente no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Marília. Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica, Campus de Campinas. Especialista em Controle Estatístico da Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas, Campus de Campinas. Bacharela em Ciências Administrativas pela Universidade Estadual de Campinas, Campus de Campinas.Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas, Campus de Campinas.

Rafaela Carolina Silva, UNESP/Marília

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Marília. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Marília. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNDEPE) - Campus de Marília. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Marília. Técnica em Secretariado pela ETEC Antônio Devisate - Unidade de Marília.

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Publicado

2019-02-13