Trata-se de um artigo teórico que busca discutir as práticas do trabalho voluntário, a solidariedade e os benefícios vinculados à esta ação. Com o aumento de instituições filantrópicas, tem aumentado também o número de trabalhadores voluntários no Brasil e no mundo. Nesse contexto, há pessoas que buscam se inserir no mercado de trabalho com motivações diversas, assim, as condições de trabalho oferecidas por organizações do terceiro setor pouco se atentam ao oferecerem uma estrutura de trabalho digna ao trabalhador.
Biografia do Autor
daniela tavares ferreira assis, puc-Go
Psicóloga Organizacional, especialista em Gestão de Pessoas FGV, mestre em Psicologia do Trabalho e doutoranda em Psicologia pela PUC-Go. Bolsista CAPES
Carla Maria Santos Carneiro, Pontificia Universidade Cátólica de Goiás
1 Advogada Trabalhista. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás, 1987. Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, 2001. Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2014. Doutoranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2016.