Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em ";;;;;;;;;;;;;;;;;;;;Comentários ao Editor";;;;;;;;;;;;;;;;;;;;.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 10MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

A responsabilidade pela edição e adequação dos manuscritos é do autor, assim como pelos dados referenciais da obra.

Os artigos devem ser enviados eletronicamente, seguindo as etapas de um sistema que tem como objetivo dar assistência à edição dos periódicos científicos em cada uma das etapas do processo. No caso do artigo conter imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, estes deverão ser submetidos em formato original, em arquivos separados, não inseridos no texto. Deve ser indicado no arquivo de texto o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras, com títulos no idioma do artigo e em inglês.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos. A aceitação final dos artigos depende de recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final pela Comissão Editorial.

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

- Título no idioma original do artigo e em inglês;

- Resumo em um único parágrafo, com até 20 linhas, acompanhado de pelo menos três palavras-chave;

- Abstract em inglês, seguindo as mesmas normas do Resumo;

- Texto completo do artigo, escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento de 1,5;

- O autor deve fornecer ilustração da capa do livro (no caso de resenhas), que pode ser escaneada e salva em arquivo JPEG ou PNG, com resolução igual ou superior a 300dpi. Para outras modalidades de texto, devem ser considerados os formatos e resolução aplicados à capa de livros.

As citações no interior do texto devem obedecer as seguintes normas: um autor (Leipnitz, 1987); dois autores (Turner e Verhoogen, 1960); três ou mais autores (Amaral et al., 1966).

Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud, preferindo in. As referências devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 10 pt e com espaçamento de 1,5 como no modelo abaixo:

Artigos de periódicos:

MALDONADO, C.E. 2001. Ideas para uma fundamentación filosófica de la sociedad civil. Filosofia Unisinos, 2(3):75-106.

Artigos de publicações seriadas:

BARBOSA, O.; BRAUN, O.P.G.; DYER,R.C.; CUNHA, C.A.B.R. 1970. Geologia da região do Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro, DNPM/PFPM, (Boletim 136), 140 p.

VICALVI, M.A.; KOTZIAN, S.C.B.; FORTI-ESTEVES, I.R. 1977. A ocorrência da microfauna estuarina no Quaternário da plataforma continental de São Paulo. In: Evolução sedimentar Holocênica da plataforma continental do talude do sul do Brasil, Rio de Janeiro, CENPES/DINTEP. Petrobrás, Série Projeto REMAC 2, p. 77-97.

Artigos de publicações relativas a eventos:

BIONDI, J.C. 1982. Kimberlitos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 32, Salvador, 1982. Anais... Salvador, SBG. 2:452-464.

Livros:

TURNER, F.J.; WERHOOGEN, J. 1960. Igneous and Metamorphic Petrology. 2ª ed., New York, Mc Graw-Hill, 694 p.

Capítulos de livros:

GADAMER, H.G. 1991. Problemas de la razón práctica. In: H.G. GADAMER (ed.), Verdad y metodo II. Salamanca, Sígueme, p. 293-308.

Teses:

TAGLIANI, C.R.A. 1997. Proposta para o Manejo Integrado da Exploração de Areia no Município Costeiro de Rio Grande – RS. Um Enfoque Sistêmico. São Leopoldo, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 158 p.

Artigos de jornais e revistas:

CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14.
MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev.

Citações de sites:

IBGE. 2007. Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC). Disponível em http://www.ibge.gov.br, acessado em 06/03/2007.
GOLOBOFF, P.J.; FARRIS, K.; NIXON, T.N.T. 2003.Tree analysis using new technology. Program and Documentation, atualizada em 8 de maio de 2007. Disponível em www.zmuc.dk/public/phylogeny/tnt/, acessada em 15/05/2007.

Artigos Científicos Originais

Artigos originais são trabalhos inéditos que demonstram uma análise de relevância para o avanço do conhecimento sobre os direitos humanos e áreas afins. Os editores reservam-se o direito de publicar, em seguida ao artigo, comentários de outros autores caso o conteúdo do artigo seja polêmico e suscite o debate.

Artigos de Reflexão

Artigos de reflexão são textos que não estejam enquadrados como artigos científicos originais, podendo ser palestras, entrevistas, traduções, decisões de tribunais ou artigos não acadêmicos.

Resenhas de Livros ou Teses

São aceitas resenhas de livros ou de teses após sua publicação ou defesa. As resenhas devem ter no máximo cinco (05) páginas, incluída bibliografia.

Jurisprudência Comentada

Contribuições relacionadas à análise de textos jurídicos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.