Esse trabalho é um dos frutos decorrentes da minha pesquisa de mestrado e tem como principal objetivo apontar a existência de dois currículos nos cursos de formação de policiais militares. As hipóteses trabalhadas na dissertação e que se apresenta como pano de fundo neste trabalho são as seguintes: os policiais militares ainda como alunos soldados são vítimas de diferentes violações de direitos humanos e; essas violações sofridas que ajudam na internalizar de uma cultura militar autoritária e belicista gera reflexos na atuação dos policiais. Estudar a formação daqueles que colocam em prática a democracia (Muniz, 1999) é de grande importância e urgência, especialmente quando se foca nas relações intersubjetivas, no processo de socialização e nas metodologias empregadas nas atividades dentro das salas de aula e fora delas, durante o curso de formação e de aperfeiçoamento dos policiais militares. Ao se aprofundar na pesquisa a respeito da formação de policiais militares é possível vislumbrar a existência simultânea de dois tipos de currículos nestes cursos: o formal e aquele que chamei de currículo de corredor. Como será explicado ao longo do artigo, esses dois currículos se chocam e nesse embate um prevalece sobre o outro, em especial no que se refere aos seus reflexos na atividade policial.