Concentração produtiva na Amazônia: aspectos históricos e econômicos

Autores

  • Thiago José Arruda de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Toledo
  • Adriano Firmino Valedevino de Araújo Universidade Federal do Tocantins/Palmas

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v16i1.1322

Resumo

O principal objetivo deste artigo é buscar compreender quais foram os fatores históricos e econômicos que contribuíram para o processo de concentração produtiva na Amazônia. Para averiguar esta questão, revisa-se a teoria dos polos e a história econômica da região amazônica com o intuito de conhecer quais os acontecimentos cooperaram para a consolidação deste cenário. Através da aplicação da taxa de crescimento na produção, os resultados mostram que apenas políticas públicas de grande magnitude aliada ao crescimento econômico sustentável e a preservação ambiental, pode tornar a região menos concentradora produtivamente.

Biografia do Autor

Thiago José Arruda de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Toledo

Thiago José Arruda de Oliveira (Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócios, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2013), é pesquisador bolsista pela CAPES na Unioeste/Toledo, sendo um dos autores do trabalho “A Atuação Política na Formação dos Estados de Mato Grosso do Sul e do Tocantins e o Movimento Separatista no Pará”, Revista Desenvolvimento em Questão, v11.

Adriano Firmino Valedevino de Araújo, Universidade Federal do Tocantins/Palmas

Dr. em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, 2007, é professor adjunto do curso de Ciências Econômicas e do programa de mestrado em Desenvolvimento Regional, ambos na Universidade Federal do Tocantins, é um dos autores do trabalho “Estimação da perda de bem-estar causada pela criminalidade: o caso da Cidade de João Pessoa – PB”, Revista ANPEC, v. 10.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Artigos