Práticas Agroecológicas em Assentamentos Rurais no Sul do Amazonas: uma abordagem institucional

Autores

  • Francimara Souza da Costa Universidade Federal do Amazonas
  • Nirvia Ravena UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v17i1.1560

Palavras-chave:

Práticas agroecológicas Assentamentos rurais Instituições

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão em torno das formas de acesso e uso dos recursos naturais em assentamentos rurais “sustentáveis” no Amazonas, relacionando-as aos postulados da política de reforma agrária. O estudo foi realizado por meio de análise comparativa a partir do método Institutional Analysis and Development (IAD) Framework. Os resultados apontam que as dificuldades apresentadas em torno da organização social e as relações institucionais enfraquecidas culminam na vulnerabilidade da permanência das práticas agroecológicas nos assentamentos. Entretanto, em meio a esta instabilidade, os moradores atuam a partir de escolhas que lhes propocionam a continuidade de inovações tecnológicas de base agroecológica, criadas mediante as necessidades das famílias e sua experimentação empírica.

Biografia do Autor

Francimara Souza da Costa, Universidade Federal do Amazonas

Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas. Trabalha na área de agroecologia e desenvolvimento socioambiental.

Nirvia Ravena, UFPA

Professora adjunto da Universidade Federal do Pará. Atua em pesquisas nos temas: Governança de Riscos, ação coletiva, regulação, comportamento político e comportamento ambiental.

Downloads

Publicado

2014-10-07

Edição

Seção

Artigos