A principal artéria fluvial da Amazônia brasileira como nodal do transporte rodoviário de carga

Auteurs-es

  • Daniel Monteiro Huertas

DOI :

https://doi.org/10.5801/ncn.v17i2.1597

Mots-clés :

Amazônia, transporte rodoviário de carga, circulação, nodal e seletividade espacial

Résumé

Em análise estruturada a partir da teoria do espaço geográfico, este artigo pretende demonstrar as peculiaridades e dinâmicas territorias que corroboram a inserção do eixo nodal Manaus-Belémcomo uma das centralidades da rede geográfica do transporte rodoviário de carga, cuja configuração territorial é composta por linhas e nodais que em seu conjunto expressam a organização e estruturação desta atividade na formação socioespacial brasileira e evidenciam um processo de seletividade espacial que privilegiou certos pontos e áreas em detrimento de outros, demarcado pela concentração e atuação de seus agentes.

Biographie de l'auteur-e

Daniel Monteiro Huertas

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro Da fachada atlântica à imensidão amazônica: fronteira agrícola e integração territorial (Ed. Annablume, 2009).

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Publié-e

2014-12-18

Numéro

Rubrique

Artigos