A principal artéria fluvial da Amazônia brasileira como nodal do transporte rodoviário de carga

Autores/as

  • Daniel Monteiro Huertas

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v17i2.1597

Palabras clave:

Amazônia, transporte rodoviário de carga, circulação, nodal e seletividade espacial

Resumen

Em análise estruturada a partir da teoria do espaço geográfico, este artigo pretende demonstrar as peculiaridades e dinâmicas territorias que corroboram a inserção do eixo nodal Manaus-Belémcomo uma das centralidades da rede geográfica do transporte rodoviário de carga, cuja configuração territorial é composta por linhas e nodais que em seu conjunto expressam a organização e estruturação desta atividade na formação socioespacial brasileira e evidenciam um processo de seletividade espacial que privilegiou certos pontos e áreas em detrimento de outros, demarcado pela concentração e atuação de seus agentes.

Biografía del autor/a

Daniel Monteiro Huertas

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro Da fachada atlântica à imensidão amazônica: fronteira agrícola e integração territorial (Ed. Annablume, 2009).

Publicado

2014-12-18

Número

Sección

Artigos