Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais

Autores

  • Walterlina Brasil Universidade Federal de Rondônia
  • Solange Arrolho
  • Berenice Simão

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v20i3.2393

Palavras-chave:

Gestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem Experencial

Resumo

Trata-se da experiência proporcionada durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para formação de lideranças na gestão socioambiental, onde se estabeleceu como base metodológica a Aprendizagem Experiencial, nos termos de Freire (1987), Lizeo (2003) e Kolb (1984). O artigo analisa o uso dessa abordagem no curso, e quais contribuições oferecem àqueles que se disponham a efetivar formação de gestores socioambientais. Anota-se que o curso foi estruturado com base na teoria de sistemas socioecológicos complexos, buscando contribuir com a formação de lideranças para a Amazônia brasileira. Este marco teórico é importante porque está associado à escolha metodológica para a formação oferecida, convertendo-se no eixo da proposta que abre espaço para experiências oferecidas a partir da Aprendizagem Experiencial. A análise pode subsidiar outros processos semelhantes, aperfeiçoados com base na reflexão sobre o método para a aprendizagem e identificando a efetividade dessa prática na formação profissional.

Biografia do Autor

Walterlina Brasil, Universidade Federal de Rondônia

Docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no Departamento de Ciências da Educação, Núcleo de Ciências Humanas, Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior. Página profissional: www.walterlinabrasil.unir.br e  www.observatoriogepes.unir.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/3555085551615800

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Publicado

2018-05-15

Edição

Seção

Artigos