Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais

Autores/as

  • Walterlina Brasil Universidade Federal de Rondônia
  • Solange Arrolho
  • Berenice Simão

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v20i3.2393

Palabras clave:

Gestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem Experencial

Resumen

Trata-se da experiência proporcionada durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para formação de lideranças na gestão socioambiental, onde se estabeleceu como base metodológica a Aprendizagem Experiencial, nos termos de Freire (1987), Lizeo (2003) e Kolb (1984). O artigo analisa o uso dessa abordagem no curso, e quais contribuições oferecem àqueles que se disponham a efetivar formação de gestores socioambientais. Anota-se que o curso foi estruturado com base na teoria de sistemas socioecológicos complexos, buscando contribuir com a formação de lideranças para a Amazônia brasileira. Este marco teórico é importante porque está associado à escolha metodológica para a formação oferecida, convertendo-se no eixo da proposta que abre espaço para experiências oferecidas a partir da Aprendizagem Experiencial. A análise pode subsidiar outros processos semelhantes, aperfeiçoados com base na reflexão sobre o método para a aprendizagem e identificando a efetividade dessa prática na formação profissional.

Biografía del autor/a

Walterlina Brasil, Universidade Federal de Rondônia

Docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no Departamento de Ciências da Educação, Núcleo de Ciências Humanas, Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior. Página profissional: www.walterlinabrasil.unir.br e  www.observatoriogepes.unir.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/3555085551615800

Publicado

2018-05-15

Número

Sección

Artigos