Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusa

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros Centro de Formação da Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v20i3.2512

Palavras-chave:

Educação, sociedade e cultura. Educação ambiental difusa. Complexidade sociocultural e educativa. Educação ambiental e educação política.

Resumo

Analisa as interfaces dos saberes ecológicos com a educação ambiental e política, ambas entendidas como educação difusa, que se realiza no âmbito das relações sociais e educativas do cotidiano, relevantes do ponto de vista da conversação civil e da cidadania. Ressalta a visão de interdisciplina e complexidade do ambientalismo e sua dimensão educativa e política. Tanto a educação como o ambientalismo constituem campos convergentes na dimensão de (re)construção e (re)produção simbólica da realidade e de suas estruturas políticas. Além disso, a educação ambiental é entendida como instrumento para formar cidadãos para atuarem na sociedade, assumindo a responsabilidade pelo ambiente natural, a cultura local e o meio social.

Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Centro de Formação da Câmara dos Deputados

Doutor em Sociologia. Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ci~encia Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

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Publicado

2018-05-15

Edição

Seção

Artigos