capacidade estatal, desenvolvimento regional sustentável, Estado, sociedade civil
Abstract
Este artigo tem o objetivo de avaliar a capacidade estatal do governo federal durante os processos de formulação e implementação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para o Eixo de Influência da Rodovia BR- 163, Cuiabá-Santarém. Entende-se por capacidade estatal o poder do Estado em alcançar regiões remotas de seu território e de coordenar as relações no interior da burocracia estatal e com a sociedade civil. A pesquisa se baseou em 35 entrevistas realizadas com representante da sociedade civil e do governo em Brasília, Belém e Santarém entre os anos 2008 e 2009 e entre 2012 e 2013. Como complemento, foram examinados artigos acadêmicos e documentos publicados pelo governo e pela sociedade civil. A falta de comprometimento institucional dos órgãos governamentais, associada a uma burocracia desarticulada e a histórica ausência do governo na região foram elementos reveladores de um Estado com pouco poder infraestrutural para implementar políticas de desenvolvimento regional sustentável.
Author Biography
Marília Silva Oliveira, Universidade de Brasília
Graduada (2001) e doutoranda em ciência política pela Universidade de Brasília. Mestre em ciências sociais (2010) pela mesma universidade. Trabalhou em instituiçoes ambientais, realizando acompanhamento de políticas públicas e implementação de projetos na Amazônia brasileira.