Este artigo é baseado em um caso de método misto mais amplo sobre as potencialidades e os desafios da migração e remessas para a economia da Guiana. Dados para o estudo foram coletados por meio de questionários, entrevistas, discussões em grupo, arquivos, e observações (direta e participante). Este artigo centra-se especificamente sobre os fluxos e uso das remessas monetárias e não monetárias pelas famílias guianenses que as recebem. O estudo também confirma uma dependência significativa de remessas por parte das famílias para satisfazer as suas necessidades básicas, o que confirma ainda mais a vulnerabilidade da economia da Guiana para responder a choques da economia dos países dos quais as remessas são remetidas. Apesar destes fluxos e da dependência evidente das remessa por parte das famílias que as recebem, uma política, que vise maximizar os benefícios para as famílias e a economia, ainda está para ser elaborada e implantada. Além de fazer sugestões esse respeito, indica-se futuros estudos, com a finalidade de fortalecer as políticas e a literatura existente sobre o fluxo, o uso e o impacto das remessas nas famílias guianenses.
Author Biographies
Hisakhana P. Corbin
PhD., Environment and Social Development; Centre for Advanced Amazonian Studies (NAEA), Federal University of Para (UFPA), Brazil; Senior Associate, Environmental Safeguards Unit, Inter-American Development Bank, USA;
Luís Aragon
Professor and researcher, Centre for Advanced Amazonian Studies (NAEA), Federal University of Para (UFPA). Chair holder, UNESCO Chair in South-South Cooperation for Sustainable Development.