http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v11i2.275 A formação de cadeias produtivas no Pólo Industrial de Manaus do setor duas rodas é indicativa das novas estratégias locais de produção. O imperativo da competitividade é motivo para que a empresa Moto Honda da Amazônia cerque-se de fornecedores locais a fim de facilitar sua produção, reduzir custos e ampliar seu faturamento. Este faturamento tem apresentado crescimento nos últimos dez anos que ocorre paralelamente ao aumento progressivo da compra de insumos regionais e ao aumento da força de trabalho. Nossa pesquisa revelou a necessidade de examinar mais profundamente como as novas estratégias produtivas, na fase atual da indústria, têm atribuído um novo significado à produtividade e levado as empresas a ocuparem um lugar de liderança no mercado, em espaços descentralizados da produção industrial.
Author Biographies
Eudes Lopes Melo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Izabel Valle, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Doutora em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências e Letras (ICHL) da UFAM.
Charles Maciel Falcão, Instituto de Saúde e Biotecnologia
Professor de Sociologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia, Unidade Acadêmica de Coari, da UFAM. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFAM.