Diversificação dos sistemas produtivos familiares: reflexos sobre as relações sociedade-natureza na Amazônia Oriental

Authors

  • Myriam Cyntia Cesar de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Jalcione Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luis Mauro Santos Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v14i2.502

Abstract

Este artigo tece algumas reflexões sobre as relações sociedade-natureza na Amazônia, a partir das mudanças para a diversificação que está ocorrendo no sudeste paraense. Partindo de um olhar sobre os caminhos da agricultura, procurou-se situar como os tipos de relações com natureza influenciaram nas formas de exploração adotadas na região e o que significam essas mudanças em termos das relações entre agricultores e o meio natural. O texto discute os principais elementos e motivações que estão na constituição desse processo de diversificação, estabelecendo uma relação do mesmo com a capacidade de adaptação e com a mudança de projetos dos agricultores no sentido da permanência. Nesse sentido, essa mudança parece ilustrar a existência do mesmo processo de estabilização relativa dos agricultores, já identificado em outras fronteiras.

Author Biographies

Myriam Cyntia Cesar de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Myriam Cyntia Cesar de Oliveira (Dra. em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é docente-pesquisadora do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará, e autora de Agricultura Familiar e Dinâmicas socioambientais na Amazônia: os efeitos contraditórios das mudanças nas práticas dos agricultores da região de Marabá” (ANPPAS, 2010) e “Agricultores familiares e novas estratégias de reprodução social em áreas de reforma agrária da região de Marabá, Amazônia oriental” (ALASRU, 2010).

Jalcione Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jalcione Almeida (doutor em Sociologia, Université de Paris 10, 1993), é professor associado no Departamento de Sociologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e autor de ";;;A construção social de uma nova agricultura";;; (Ed da UFRGS, 1999, na 2a edição), e co-autor de ";;;Reconstruindo a agricultura";;; (Ed. UFRGS, 1997).É pesquisador CNPq e coordenador do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade - TEMAS

Luis Mauro Santos Silva, Universidade Federal do Pará

Luis Mauro Santos Silva (Dr. em Ciências, Universidade Federal de Pelotas, 2008), é docente-pesquisador do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará, e autor de “Impactos do crédito produtivo nas noções locais de sustentabilidade em agroecossistemas familiares no território sudeste do Pará” (Revista Brasileira de Agroecologia) e “Impactos das limitações epistêmicas sobre sustentabilidade nas ações do PRONAF na porção sudeste do Pará (Revista do NEAF)

Published

2016-04-11

Issue

Section

Artigos