Representar Territórios e Des-figurar Conflitos Ambientais: O discurso do desenvolvimento sustentável na publicidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5801/ncn.v14i2.585Abstract
A partir de uma perspectiva que concebe a publicidade como instância que auxilia na composição de imaginários sociais, tentar-se-á evidenciar de que forma o discurso de empresas que utilizam o meio ambiente como suporte de suas atividades, constrói, de um lado, uma legitimação de seu modo operativo, e, de outro, invisibiliza a existência de populações afetadas e territórios apropriados. A idéia aqui contida ambiciona realçar que a apropriação econômica dos territórios é consubstanciada por significações simbólicas que hierarquizam os olhares sobre a natureza, ao mesmo tempo em que legitimam uma exploração calcada na iniqüidade de distribuição do espaço geográfico. Procurar-se-á demonstrar através da análise de anúncios dos setores químico, petroquímico e elétrico, veiculados nas revistas Veja e Exame entre os anos de 1982 e 2002, como a visão econômica dominante dentro e fora do campo ambiental se utiliza dessas significações para legitimar a continuidade da exploração capitalista dos territórios.Downloads
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2016-04-11
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Artigos