O objetivo deste artigo é traçar uma análise histórica dos efeitos de inserção da Amazônia paraense no contexto internacional e nacional, por intermédio das ações das políticas de articulação internacional e de integração nacional sobre a formação socioespacial do estado do Pará, principalmente, dando destaque ao processo de urbanização. A periodização adotada para descrever e analisar o processo de ocupação do espaço-território da economia paraense não segue o critério dos tradicionais ciclos de produtos, tais como o ciclo das drogas do sertão, borracha, pecuária e mineração, mas sim o critério da identificação das principais características dos padrões de ocupação e desenvolvimento econômico no espaço socioeconômico, que envolve determinações à formação do mercado nacional e do mercado internacional, com a mediação do Estado.
Author Biographies
David Ferreira Carvalho, Universidade Federal do Pará
Pós-Doutor em Economia pela UNICAMP e Doutor em Economia pela UNICAMP. Professor-pesquisador do Departamento de Ciências Econômicas e do Mestrado em Economia do Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Pará - UFPA.
André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará
Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Professor-pesquisador do Departamento de Ciências Econômcias Universidade Federal do Pará – UFPA.