A pesca artesanal a jusante da Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí, estado do Pará

Autores

  • Elisabeth dos Santos Bentes UFRA
  • Antônio Cordeiro de Santana Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Oriana Trindade de Almeida UFPA
  • Ádamo Lima de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v17i2.1422

Resumo

O objetivo foi analisar o papel das instituições na gestão da pesca artesanal, desenvolvida na jusante da barragem da UHE de Tucuruí, no rio Tocantins, avaliando-se o processo de implementação dos acordos de pesca e as ações governamentais voltadas para a atividade, tomando-se como fontes de informações órgãos públicos ligados à atividade pesqueira e colonias de pescadores, além de dados da pesquisa de campo.No rio Tocantins, na grande área afetada pela barragem de Tucuruí, algumas comunidades vêm se organizando por meio de acordos de pesca, em busca de melhores condições de vida. Os resultados da pesquisa apontam para melhoria dos estoques pesqueiros, porém, são necessários investimentos  para a expansão desses acordos, de modo a alcançar um número maior de comunidades.

Biografia do Autor

Antônio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutor em Economia Aplicada - Universidade Federal de Viçosa/MG, 1993. Professor e pesquisador da Universidade Federal Rural da Amazônia

Oriana Trindade de Almeida, UFPA

Doutora em Ciências Socioambientais - University of London, UL, Inglaterra (2004). Professora adjunta e pesquisadora da UFPA no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

Ádamo Lima de Santana

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em formação sanduíche em acordo bilateral UFPA e University College Cork, com ênfase em Engenharia Elétrica e Computação Aplicada – 2008.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos