Planejamento urbano-turístico em Fortaleza: perspectivas pós-Copa 2014

Autores/as

  • Alexandre Queiroz Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Enos Feitosa de Araújo IFCE
  • Bruno Rodrigues da Silveira IFBAIANO

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v19i1.2207

Palabras clave:

Planejamento, Metrópole, Lazer.

Resumen

Nas três últimas décadas, o turismo apresenta-se como uma importante atividade econômica no estado do Ceará, privilegiado por várias políticas públicas estaduais e federais. Nesse contexto, a atividade torna-se justificativa para o desenvolvimento de planejamento urbano-turístico objetivando o desenvolvimento econômico do estado. Neste ensaio, a cidade de Fortaleza apresenta-se como o locus desse modelo de planejamento, que, com a influência temporal da Copa do Mundo de 2014, passa por novas estratégias socioespaciais com o objetivo de contruir ainda mais os fixos e consolidar os fluxos turísticos.

Biografía del autor/a

Alexandre Queiroz Pereira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Geografia, Universidade Federal do Ceará, Centrode Ciências, Departamento de Geografia, Fortaleza-CE

Enos Feitosa de Araújo, IFCE

Doutorando em Geografia da Universidade Federal do Ceará, Professor Temporário em Geografia (IFCE/Campus Aracati); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC,2012). Atuou como Coordenador do Curso Técnico Agrimensura (CENTEC, 2012); Bolsista de Pesquisa do Projeto Eurobroadmap/USP/UFC (2010); Graduado em Geografia na Universidade Federal do Ceará (UFC,2009); Bolsista de Iniciação Científica do CNPq (2006-2009). Em suas áreas de atuação, é um pesquisador das temáticas de Geografia Humana, Geografia Urbana, Estudos Regionais e Metropolitanos, Planejamento Regional, Geografia do Turismo, Geografia do Litoral, Cartografia e Geoprocessamento.

Bruno Rodrigues da Silveira, IFBAIANO

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009). Mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2011). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2015). Atualmente é professor efetivo do curso de Licenciatura em Geografia Instituto Federal Baiano - IF BAIANO. Participa do grupo de pesquisa Observatório das Metrópoles e Metropolização e Megaeventos (LAPUR - UFC) e atua na Coordenação de área do PIBID (IF Baiano). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação e Geografia, Geografia Urbana,Vilegiatura Marítima, Turismo, Espaço urbano e Eventos e Geografia Cultural.

Publicado

2016-06-23

Número

Sección

Artigos