Políticas públicas, corredores de exportação, modernização portuária, industrialização e impactos territoriais e ambientais no município de Barcarena, Pará.

Autores/as

  • Maria Célia Coelho UFRJ
  • Maurilio de Abreu Monteiro UFPA
  • Ivaneide Coelho Santos UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v11i1.264

Resumen

Este artigo discute as dinâmicas de aglomeração industrial, incremento e modernização portuária no município de Barcarena, Estado do Pará, Brasil. Especificamente, discutem as causas estruturais que explicam estas dinâmicas, e as mudanças qualitativas e quantitativas locais, acerca dos aspectos espaciais, sociais, demográficos e ambientais. Diferentes momentos de produção e exportação de produtos minerais (caulim, bauxita e produtos originados dela – alumina, alumínio) na Amazônia Oriental Brasileira levam a instalação, consolidação e expansão de um distrito industrial e portuário em Barcarena. Na atual década, Barcarena integra um corredor de exportação diretamente ligado a eixos ou sistemas produtivos nacionais e globais. Contudo, as dinâmicas que sustentam este crescimento econômico não apontam para perspectivas de que a produção conduza ao enraizamento social do desenvolvimento, ao estabelecimento de vantagens competitivas que tenham uma base sistêmica; tampouco contribui para a reversão dos impactos sociais e ambientais.

Biografía del autor/a

Maria Célia Coelho, UFRJ

Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pesquisadora do CNPq.

Maurilio de Abreu Monteiro, UFPA

Professor e pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará - NAEA/UFPA.

Ivaneide Coelho Santos, UFPA

Geógrafa com especialização em Educação Cultural e Organização Social pela Universidade Federal do Pará.

Publicado

2009-11-10

Número

Sección

Artigos