Prioridades locais e sua relação com o desenvolvimento regional no Codemi de Ijuí

Autores/as

  • Vinicios Gonchoroski de Oliveira Doutorando no PPGDR da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Rogério Leandro Lima da Silveira Docente no PPGDR da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v21i1.5043

Palabras clave:

Democracia, participação, Consulta Popular, desenvolvimento regional.

Resumen

A democracia participativa/deliberativa introduz no debate sobre participação e democracia, distintos matizes de valorização da participação dos cidadãos nos processos circunscritos ao empoderamento e às tomadas de decisão, seus efeitos sobre o coletivo e para o regiões. Posto isto, procurou-se identificar, se os projetos prioritários eleitos por meio da participação da população na etapa municipal do processo de votação da Consulta Popular (CP) 2016-2017 dialoga com a perspectiva do desenvolvimento regional. O estudo é qualitativo, bibliográfico e documental, onde se analisou o Regimento Interno do Codemi, a ata com os resultados das demandas eleitas e o caderno de diretrizes da CP, comparando-os com o resultado da votação do Corede-Norc. Os principais resultados apontam para uma realidade desconexa com a compreensão de desenvolvimento adotada pelos estudos de desenvolvimento regional. Contudo, isto não torna o processo ilegítimo e desnecessário, pelo contrário, evidencia-se o desafio de se pensar uma agenda de desenvolvimento regional.

Biografía del autor/a

Vinicios Gonchoroski de Oliveira, Doutorando no PPGDR da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mestre em desenvolvimento e bacharel em Sistemas de Informação pela UNIJUÍ, acadêmico no curso de Administração na UNIJUÍ. E-mail: viniciosgdoliveira@gmail.com.

Rogério Leandro Lima da Silveira, Docente no PPGDR da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Geógrafo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em Geogra?a Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular e pesquisador do Departamento de História e Geogra?a, e pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – da Universidade de Santa Cruz do Sul.E-mail: rlls@unisc.br

Publicado

2018-07-10

Número

Sección

Artigos