A transformação do espaço amazônico e seus reflexos na condição atual da cobertura e uso da terra

Autores/as

  • Maurício Silva INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Cláudia Pinheiro Nascimento INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Coutinho Camargo Alexandre Embrapa Informática Agropecuária
  • Almeida Aparecido Cláudio INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Venturieri Adriano Embrapa Amazônia Oriental

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v16i1.608

Resumen

A Amazônia passou ao longo de sua história, por um intenso processo de transformação na sua forma e no seu conteúdo, fazendo com que diferentes elementos sociais, políticos e econômicos atuassem na transformação do seu espaço. Sendo assim, através da interpretação do atual uso e cobertura da terra, é possível verificar como os diferentes atores e políticas envolvidas se associaram em cada momento específico na história e atualmente refletem no espaço. Fazendo uso desta interpretação pretende-se abordar esses elementos e sua correspondente natureza transformada para buscar estabelecer os pontos de apoio nesta leitura para o processo de desflorestamento que a Amazônia sofreu nos últimos quarenta anos e no que estas áreas se transformaram. Palavras Chaves – Amazônia, Espaço, Desflorestamento e Uso da terra.

Biografía del autor/a

Maurício Silva, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catariana, 2007. Atualmente é funcionário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no Centro Regional da Amazônia, localizado em Belém do Pará.

Cláudia Pinheiro Nascimento, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Formada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia.

Coutinho Camargo Alexandre, Embrapa Informática Agropecuária

Doutorado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, 2005. Atualmente é pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, localizada em Campinas.

Almeida Aparecido Cláudio, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2008. Atualmente é funcionário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no Centro Regional da Amazônia, localizado em Belém do Pará.

Venturieri Adriano, Embrapa Amazônia Oriental

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2003. Atualmente é Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, localizada em Belém do Pará.

Publicado

2013-09-14

Número

Sección

Artigos