Urbanização e estratégias de desenvolvimento urbano no Pará: da ocupação ribeirinha à “Urbanização de Assentamentos Precários”

Autores/as

  • Ana Cláudia Duarte Cardoso ITV DS / UFPA
  • Glaydson de Jesus Cordovil Pereira Caixa Econômica Federal/ PPGAU/UFPA
  • Marcília Regina Gama Negrão Doutoranda do PPGPDTU/ NAEA/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v16i2.873

Resumen

Este texto investiga os investimentos recentes na produção de habitação e urbanização de assentamentos precários da primeira geração de contratos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, na sua modalidade Infraestrutura Social e Urbana, em andamento na capital do Pará, Belém, e em cidades que desempenham funções de cidades médias no estado do Pará - Marabá e Castanhal. Para melhor situar o problema, o texto explicita como ciclos econômicos ocorridos na região estão associados ao crescimento demográfico, ao desenvolvimento urbano e à produção dos assentamentos informais nessas cidades, e explora como as intervenções respondem a variáveis tais como acesso a terra e inserção na cidade, gestão e regulação urbanística disponíveis, padrões de uso e ocupação do solo praticados, e potencial de consolidação dos assentamentos após a intervenção, na expectativa de inferir se há padrões entre tais ações e qual sua contribuição para a estruturação do espaço dessas cidades.

Biografía del autor/a

Ana Cláudia Duarte Cardoso, ITV DS / UFPA

Arquiteta Urbanista (UFPA/1990), Mestre em Planejamento Urbano (UnB/1994), PhD em Arquitetura (Oxford Brookes University/UK/2002). Pesquisadora do CNPq.

Glaydson de Jesus Cordovil Pereira, Caixa Econômica Federal/ PPGAU/UFPA

Arquiteto Urbanista (UFPA), Mestrando do PPGAU/UFPA. Arquiteto da Caixa.

Marcília Regina Gama Negrão, Doutoranda do PPGPDTU/ NAEA/UFPA

Arquiteta Urbanista (UFPA), Mestre em Engenharia Civil (UFPA). Ex-pesquisadora do Idesp. Doutoranda do PPGPDTU/ NAEA/UFPA. Bolsista do ITV DS.

Publicado

2013-12-30

Número

Sección

Artigos