A relação entre renda e nível educacional e a experiência dos trabalhadores nos diferentes estratos de rendimentos no Norte do Brasil

Auteurs-es

  • Luan Oliveira Queiroz Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco Carlos da Cunha Cassuce Universidade Federal de Viçosa
  • Jader Fernandes Cirino Universidade Federal de Viçosa

DOI :

https://doi.org/10.5801/ncn.v19i1.2085

Mots-clés :

Nível educacional, experiência no trabalho, rendimento, região Norte do Brasil, regressão quantílica.

Résumé

A ideia é analisar os efeitos da educação e da experiência dos indivíduos sobre seus ganhos salariais nos diferentes estratos de rendimento da região Norte do Brasil. A metodologia adotada para o estudo utiliza o Modelo Econométrico de Regressão Quantílica com base nas informações disponibilizadas da PNAD 2013, onde se retirou os dados sobre os rendimentos e as variáveis de caracterização socioeconômicas destes indivíduos. Os resultados indicaram que a experiência do trabalhador e a sua escolaridade relacionamse positivamente com o rendimento destes trabalhadores, com a ressalva da relação não linear entre a experiência e a renda. A análise dos impactos da educação e da experiência sobre a renda nos distintos estratos mostrou que os retornos são maiores à medida que os indivíduos apresentam maiores rendimentos. Enquanto que a análise dos efeitos marginais apontou que concluir o ensino médio tem maior impacto sobre o ganho daqueles que obtêm menores rendimentos.

Bibliographies de l'auteur-e

Luan Oliveira Queiroz, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas da Universidade Federal de Viçosa. 

Francisco Carlos da Cunha Cassuce, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

Jader Fernandes Cirino, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto doDepartamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

Téléchargements

Publié-e

2016-06-23

Numéro

Rubrique

Artigos