Indicadores educacionais e a ideia da integração do ensino: o ensino médio na Amazônia sob análise

Autores

  • Ronaldo Marcos de Lima Araujo Universidade Federal do Pará
  • Doriedson do Socorro Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • João Paulo da Conceição Alves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v18i2.1778

Palavras-chave:

Amazônia, Trabalho, Educação, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado.

Resumo

O trabalho analisa alguns indicadores educacionais do ensino médio em municípios da Amazônia brasileira, observando as variáveis reprovação, aprovação, abandono e distorção idade-série. A partir de dados do INEP, e sob abordagens quantitativa e qualitativa foram feitas análises referentes aos anos de 2002, 2007 e 2012, com destaque aos espaços rurais e urbanos. Os dados revelam a configuração atual de um ensino médio problemático nos centros urbanos, com a piora dos índices de fluxo na zona rural da Amazônia. O Pará e o Tocantins apresentam altos índices de reprovação em municípios longínquos dos centros urbanos e, portanto, distantes de um relativo desenvolvimento econômico. É imperiosa a necessidade de políticas públicas que permitam uma formação integrada em correlação às ações que impeçam a juventude em idade escolar entrar precocemente no trabalho, privando-a de uma formação totalizante e ampliada.

Biografia do Autor

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação, UFMG, 2001, é pesquisador da área Trabalho e Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará, e autor dos livros, Organização e gestão democrática da escola (Editora da UFPR, 2013) e A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. (Editora Alínea, 2012).

Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação, UFPa, 2012, é pesquisador da área Trabalho e Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará, e autor dos livros, A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. (Editora Alínea, 2012) e Filosofia da Práxis e Didática da Educação Profissional (Autores Associados, 2011).

João Paulo da Conceição Alves, Universidade Federal do Pará

Mestre em Desenvolvimento Regional, UNIFAP, 2009, é pesquisador da área Trabalho e Educação. Atualmente é professor na educação básica e autor do livro Valorização e Qualificação de Profissionais para a Educação Profissional.

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Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos