Indicadores de qualidade de vida dos agricultores familiares da comunidade Vale do Sol II, em Tangará da Serra, Mato Grosso

Autores

  • Andréia Rezende Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Jussara Giaretta Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Poliana Roma Greve Nodari Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Cleci Crzebieluckas Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Santino Seabra Junior Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v22i1.2542

Palavras-chave:

produtor rural, produção de alimentos, reforma agrária, políticas públicas, saúde.Family farming, food production, qualityoflife, public policies, health

Resumo

O estudo identificou indicadores de qualidade de vida e sua relação entre saúde, produção de alimentos e conservação ambiental na comunidade Vale do Sol II, em Tangará da Serra/MT. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualiquantitativa e que teve como instrumento de coleta a aplicação de formulário semiestruturado, contendo perguntas de cunho ambiental, socioeconômico, produção de alimentos e qualidade de vida. A amostra foi composta por 40 agricultores (as) familiares. Identificou-se que todos os agricultores usam agroquímicos, porém 57,5% utilizam Equipamentos de Proteção Individual. A principal renda das famílias é oriunda da venda de mandioca, frango e abacaxi, entretanto, pretendem diversificar com novas espécies de frutas e hortaliças. Os pesquisados definiram qualidade vida como saúde, educação, condições habitacionais, alimentação diversificada e saneamento básico, contudo, declararam que faltam ações de melhorias, tais como recursos econômicos, assistência técnica, transporte coletivo para a cidade, cursos de aperfeiçoamento na comunidade, integração social e lazer. 

Biografia do Autor

Andréia Rezende Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso

Contadora, mestranda em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola da Universidade do Estado e Mato Grosso (UNEMAT) ,Brasil, Mato Grosso- Tangará da Serra.

Jussara Giaretta, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bióloga, mestranda do Programa em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola da Universidade do Estado e Mato Grosso (UNEMAT) ,Brasil, Mato Grosso- Tangará da Serra.

Poliana Roma Greve Nodari, Universidade do Estado de Mato Grosso

Enfermeira, mestranda do Programa em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola da Universidade do Estado e Mato Grosso (UNEMAT) ,Brasil, Mato Grosso- Tangará da Serra.

Cleci Crzebieluckas, Universidade do Estado de Mato Grosso

Contadora, doutora em Engenharia da Produção pela UFSC, Professora Adjunta da UNEMAT.

Santino Seabra Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso

Engenheiro Agronômomo, mestre e Doutor em Agronomia (Horticultura) pela UNESP, Prof. Adjunto da UNEMAT

Downloads

Publicado

2019-04-10

Edição

Seção

Artigos