O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Cuiabá-MT, foi analisado na ótica da nova economia institucional quanto à operacionalização e metas; resultados produtivos; e eventuais dificuldades ou imperfeições na gestão. Fez-se análise estatística das variáveis tecnológicas assim como produção e área, comparando-se grupos dos participantes e dos não participantes do PAA. Os resultados indicaram que o programa estava sendo executado com algumas dificuldades ou imperfeições devido à sua estrutura de governança. As metas do programa foram avaliadas tanto no âmbito do “MDS-Prefeitura” como de “MDSCONAB”. Houve diferença favorável ao grupo do PAA quanto à participação em organizações. Não existiu diferença na produção média entre os grupos participantes e não participantes; e foram detectados filtros institucionais em ambos os níveis de análise.
Biografia do Autor
Geni Cecília Figueiredo do Carmo Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso
M.S. em Agronegócios e Desenvolvimento Regional (UFMT, 2011). Professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da UNEMAT em Cáceres-MT.
Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso
Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisador em Economia Agrícola, Política Agrícola, Economia Regional e Métodos Quantitativos aplicados a economia.