HABILIDADES SOCIAIS E HABILIDADES DE LIDERANÇA: REFLEXÕES SOBRE OS CURSOS TECNOLÓGICOS SUPERIORES PRIVADOS NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.18542/nra.v6i2.6192Resumen
O presente estudo tem por objetivo descrever os comportamentos correspondentes a habilidades sociais e de liderança apresentados por professores de cursos tecnológicos de uma instituição de ensino superior privada em Belém-Pará, na Amazônia brasileira. Para isso, tem como base o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) de Del Prette e Del Prette (2001) e o questionário sobre habilidades de liderança. O termo habilidades sociais geralmente é usado para designar um conjunto de capacidades comportamentais aprendidas que envolvem interações sociais. E a liderança, o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Participaram deste estudo 11 professores, sendo 4 do sexo masculino e 7 do sexo feminino. Quanto ao IHS, foram feitas comparações entre os escores total e fatoriais dos participantes e da amostra normativa correspondente. Verificou-se que a média do escore total entre os participantes do sexo masculino e sexo feminino foi acima da média da amostra normativa, sendo considerado como um bom repertório. Em relação ao questionário sobre habilidades de liderança dos professores, também se identificou relatos que sugerem um bom repertório de habilidades de liderança. A partir do desenvolvimento deste estudo ficou ainda mais evidente a necessidade do bom repertório de habilidades sociais e de liderança do professor, visto que são habilidades necessárias para o bom desenvolvimento de sua conduta no contexto profissional.Descargas
Publicado
2018-11-07
Número
Sección
Dossiê Amazônia
Licencia
A Nova Revista Amazônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, não cobra taxas para submissão, nem para o processamento e publicação dos trabalhos, pois acredita no compartilhamento gratuito do conhecimento científico ao público e na democratização mundial do conhecimento. Procede, ainda, a divulgação da revista em diferentes mídias sociais de modo que a revista possa ter maior alcance e circulação.
Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.