TEXTO DE OPINIÃO E SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA: UMA ANÁLISE DO TEXTO ARGUMENTATIVO PRODUZIDO NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Ana Paula Martins Alves
  • Marílio Salgado Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.18542/nra.v6i2.6197

Resumen

Jean-Michel Adam (2011) apresenta uma proposta de análise textual em que busca articular texto e discurso. Em uma abordagem textual-discursiva, a microunidade de análise deve ter um caráter textual e enunciativo, uma vez que, segundo o teórico, uma “proposição-enunciado é o produto de um ato de enunciação” (ADAM, 2011, p. 108). Nesse ponto de vista, Adam (2011) define sequência como uma estrutura, cujas partes estão ligadas entre si e ligadas ao todo que elas constituem formando, assim, uma rede relacional hierárquica. Ademais, a organização interna da sequência lhe confere uma relação de dependência-independência com o texto, conjunto mais amplo do qual faz parte. O presente artigo tem por escopo analisar textos de opinião de estudantes recém-ingressos no ensino superior, a fim de reconhecer a sequência argumentativa e a teoria proposta por Adam (2011) para uma análise textual dos discursos. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa do tipo explicativa, de base interpretativa e de caráter descritivo.

Publicado

2018-11-07