A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS EGRESSOS A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.

Autores/as

  • Alessandra Sampaio Cunha
  • Armando de Paulo Ferreira Loureiro
  • Joana d’Arc de Vasconcelos Neves

DOI:

https://doi.org/10.18542/nra.v7i1.6982

Resumen

O presente estudo investigou as representações sociais dos professores egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo sobre o processo de formação inicial e os efeitos na prática docente. Para tanto, subsidiamos esse estudo no campo teórico da formação de professores do campo e no campo teórico e metodológico processual das Representações Sociais. Como instrumento fez-se uso do questionário e das entrevistas semiestruturadas. Os atores sociais desta pesquisa foram professores, egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que atuam diretamente no território do campo na Amazônia paraense, na região nordeste, no intuito de investigarmos a seguinte questão: quais sentidos os egressos desse curso atribuem ao processo de formação inicial e seus efeitos na prática docente nos contextos dos campos amazônicos? Os resultados evidenciam, que as representações sociais dos professores sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo se inscrevem em significados e sentido que revelam que o processo formativo vivenciado, como territorio de oportunidades - que contribuiu de forma positiva para ressignificação da prática docente, assim como, de conflitos e contradições reafimando a luta permanente pelo Direito a educação do campo e suas especificidades. Essas imagens orientam praticas que potencializam e valorizam conhecimentos e realidades dos sujeitos, contextos e das escolas do campo da Amazônia paraense.

Publicado

2019-04-30