“Pedagogia da Engenharia”: Brasília Arquitetada nos Jornais (1956-1960)
DOI:
https://doi.org/10.18542/nra.v2i1.6297Resumo
O plano de trabalho “PEDAGOGIA DA ENGENHARIA”: BRASÍLIA ARQUITETADA NOS JORNAIS (1956-1960) tem por objetivos apresentar a nova capital como construção imaginária de múltiplos sentidos em parques gráficos, antes mesmo de sua inauguração em “concreto armado” no dia 21 de abril de 1960, e promover um debate que alargue as noções de arquitetura e engenharia, admitindo-as como expressões não apenas físicas, mas também narrativas, do poder e da simbologia de um povo, uma cidade ou regime político, considerando o estudo e análise de fontes jornalísticas produzidas à época da edificação de Brasília (1956-1960). Para tanto, utilizaremos os conceitos de cidade modernista e modernidade, de James Holston (1993) e Marshall Berman (2007), entre outros títulos acerca da historiografia da meta síntese de Juscelino Kubitschek. O procedimento metodológico está pautado na análise de bibliografias contemporâneas acerca da história da arquitetura e da engenharia, numa perspectiva diacrônica, que perpassa o Brasil e flana pelo mundo. Preliminarmente, concluiu-se que, em todo caso, dizer torna-se um fazer, e a “cidade letrada” é tão real quanto aquela erguida pelos candangos. A importância deste estudo para o campo literário é que inter-relaciona de modo teoricamente profícuo a pesquisa e o ensino, o jornalismo impresso e a história recente de nosso país.Downloads
Edição
Seção
Seção Livre
Licença
A Nova Revista Amazônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, não cobra taxas para submissão, nem para o processamento e publicação dos trabalhos, pois acredita no compartilhamento gratuito do conhecimento científico ao público e na democratização mundial do conhecimento. Procede, ainda, a divulgação da revista em diferentes mídias sociais de modo que a revista possa ter maior alcance e circulação.
Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.