Dimensões de um Campo Musical Local e suas Relações com a Educação Musical: resultados de um Programa de formação de professores

Autores/as

  • Jusamara Sousa Universidade Federal do RIo Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18542/arteriais.v1i1.2101

Resumen

Resumo Este artigo tem como foco a experiência de um programa de formação de professores realizada no âmbito do Edital PROEXT. O Programa combinou cursos de formação musical, produção de material didático e uma investigação de cunho sociográfico-musical. A pesquisa teve como objetivo analisar a inserçãoo de práticas musicais na comunidade e suas relações com a educação musical. As dimensões sociomusicais, socioprofissionais e socioeducativas presentes nas práticas musicais locais podem contribuir para se pensar a música na escola. Abstract This article focuses on the experience of a teacher training program conducted under the Edital PROEXT, which includes musical training courses, production of teaching material and sociographic research in music. This study aims to analyze the insertion of musical practices in the community and their relationship with music education. Sociomusical, professional and educational dimensions in local musical practices can contribute to thinking of music within the school.  

Publicado

2015-03-02

Número

Sección

Artigos