A experiência artística e a vivência de um processo coletivo em sala de aula no Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal do Pará

Autores/as

  • Anibal Pacha Correia
  • Bruce Cardoso de Macedo
  • Débora Cavalcante Cardoso
  • Hellen Katiuscia de Sá Conceição
  • Jaqueline Cristina Souza da Silva
  • José Ailton de Carvalho Arnauld
  • Lourdes Maria Carrera Guedes
  • Maridete Daibes da Silva
  • Priscila Romana Moraes de Melo

DOI:

https://doi.org/10.18542/arteriais.v1i1.2722

Resumen

ResumoEste ensaio apresenta um relato de experiência de um grupo de “artistas-professores-alunos-pesquisadores” da área de Artes Cênicas, formado durante a disciplina Experiência artística e a prática do ensino de artes na escola do curso de Mestrado Profissional em Arte na Universidade Federal do Pará, com o intuito de refletir sobre suas vivências em sala de aula, cuja metodologia abordada propiciou a construção de um processo coletivo, a partir de vários encontros, trocas e referências teóricas que, somados ao seu modo de fazer e vivenciar a arte, resultaram em um processo que levou à compreensão do binômio experiência artística e prática do ensino da arte, propiciando múltiplas reflexões sobre o ensino-aprendizagem da arte na escola.AbstractThis paper presents thoughts of a group of “artists-teachers-students-researchers” of the performing arts area, took from a collective reflexion in a discipline in the Professional Master  course at the Federal University of Pará, in order to report their experiences in the classroom, in a unique methodology that led to the construction of the collective process, resulting a process that led to understanding of the binomial “artistic experience and practice of art education”, from various meetings, exchanges and theoretical references which matched our contemplation to make and experience art, bringing multiple reflexions on the art of teaching and learning in school.

Publicado

2016-04-29

Número

Sección

Artigos